Oi querida noiva, tudo bem? Nos posts anteriores falamos sobre uma tendência que já estava acontecendo e que a pandemia veio reforçar, a de casamentos pequenos. O amor não morreu, na verdade ele ficou ainda mais evidente nos tempos que estamos vivendo e, por isso, o desejo de celebrá-lo de forma mais intimista e verdadeira tem se tornado cada vez maior.

Você sabia que, anualmente, o Pinterest divulga um relatório com previsões do que será tendência em cada ano? Essas previsões são baseadas nas buscas por referências realizadas na plataforma. É como se fosse uma janela para o futuro, muito interessante né? As previsões são feitas para diferentes setores e, claro, nosso maior interesse é em relação às comemorações!

Segundo o Pinterest o “sim” agora é mais simples e emocionante! Os casais tornarão o grande dia mais simples e descontraído, com espaços menores e fugas despretensiosas. Entre os termos de pesquisa em alta destacam-se “casamento pequeno no quintal” que teve um aumento de 160% nas pesquisas e “ideias para elopment wedding” que apresentou aumento de 55%. E hoje, especialmente, falaremos sobre este último. Então, vamos lá?

Afinal, o que é elopment Wedding?

O elopment wedding é o casamento a dois, ou seja, um tipo de cerimônia em que não há convidados e a celebração é estritamente aos noivos. O termo, de origem inglês, quer dizer “Fugir para casar”, mas na verdade, sabemos que não é bem assim, na verdade é uma escolha bem conversada e pensado pelo casal.

Como funciona?

O interessante do Elopment Wedding é que ele não tem regras ou protocolos! Você deve pensar naquilo que faça mais sentido para vocês quanto casal, seja em relação a cerimônia ou ao local.

Em relação a cerimônia, podem trocar os votos apenas entre vocês ou com a presença de um celebrante.

Quanto ao local, pode optar por um destination wedding, um local paradisíaco, o que acha? Ou escolher um local que tenha significado para vocês, como o quintal de casa ou uma praça por exemplo.

E a decoração? Você pode sim escolher por um altar de flores, mesa de bolo e uma mesa para os noivos, naquele formato que sempre sonhou, porém de forma reduzida. Mas também pode optar por uma comemoração em um restaurante após a troca dos votos.

A dica é: pensem fora da caixa! E neste processo vocês, quanto casal, irão se conectar mais e descobrir aquilo que de fato é essencial para vocês.

Quais as vantagens?

Cada casal tem suas particulares e razões para escolherem um elopment wedding, mas iremos enumerar aqui aquelas que são mais relevantes:

  1. Redução de gastos: É claro que em um elopment wedding, devido a ausência de convidados, os gastos serão bem mais reduzidos em relação a um casamento tradicional.
  2. Oportunidade de se casar em um local paradisíaco: Com presença de convidados, se tornaria bem mais difícil e muitas vezes inviável.
  3. Conciliar a celebração do casamento com a lua de mel: Caso você opte por um destination wedding é uma oportunidade para já tornar tudo mais prático e conciliar ambos os momentos no mesmo local.
  4. Ter menos estresse com a organização do casamento: Sabemos bem que um dos momentos mais estressantes é fechar a lista final de convidados. Pular esta etapa te soa bem?
  5. Sustentabilidade: Isto mesmo. Você sabe o impacto que uma celebração de casamento tradicional tem sobre o meio ambiente? Desde o desperdício gerado até a quantidade de emissão de gás carbônico. Se isso é um tópico inegociável para você, o elopment wedding ganha muitos pontos.
  6. Sinta-se mais livre: O elopment wedding é uma alternativa para quem não vê sentido em tradições típicas do casamento tradicional, porém ficam com receio do julgamento das pessoas, no caso, principalmente, convidados. Em uma celebração intimista você se sentirá mais à vontade para seguir aquilo que acredita!

Como organizar o casamento a dois?

Mesmo o elopment wedding exige planejamento! Assim como outras formas de celebração você deve seguir um checklist e estar atenta a alguns detalhes, vamos lá?

  • Definir o local e checar a burocracia

Caso opte por se casar fora do país e queira que a cerimônia tenha validade civil, é muito importante se atentar as normas burocráticas do país. Além disso, defina a data com boa antecedência, para, assim, aproveitar possíveis promoções (hospedagem e passagens) e reduzir o estresse! Uma dica é: pesquisa muito em blogs, busque por noivas que já tiveram a experiência e, se possível, entre em contato com um celebrante do local!

  • Contrate os fornecedores

Contrate os profissionais com antecedência e dê preferência por aqueles que têm experiência com este tipo de celebração! Um profissional mais experiente com elopment weddings irá guiar melhor este momento e trazer uma perspectiva mais coerente e assertiva para o momento. Uma dica: como a lista de fornecedores também será reduzida, vale a pena investir naqueles profissionais que tornarão seu momento mais especial e que irão acrescentar e contribuir com sua autenticidade e irreverência.

  • Planeje os detalhes

Assim como as cerimônias tradicionais, temos que planejar vários detalhes. Como a cerimônia será conduzida? Como será a troca de votos e alianças?

E quanto ao seu look, noiva? Qual será o estilo de vestido que usará? E os acessórios? Irá optar por um buquê?  As dicas que sempre falamos em relação a escolha do seu vestido, cabem perfeitamente para esta ocasião também: tudo deve estar em perfeita harmonia! Uma questão importante a pensar é, no caso de destination wedding, a maneira como irão transportar o vestido! E lembrar que o vestido escolhido deverá estar adequado e confortável para o local da celebração.

  • Celebre!

Esse momento é tão especial quanto seria em uma cerimônia tradicional e por isso ele merece comemoração! Após a troca dos votos vocês podem optar por uma recepção a dois, seja no próprio local caso tenham planejado (montagem de mesas e tudo mais) ou em algum outro local a escolha do casal!

Caso você queira convidar familiares e amigos próximos para celebrarem, uma ótima sugestão e fazerem um convite a eles, para um jantar ou almoço íntimo, após a troca dos votos. No convite é bacana haver uma foto de vocês do próprio elopment wedding deixando claro que já disseram o ‘SIM” e esta é uma oportunidade para comemorarem em grupo.

E então? Clareamos a suas ideias em relação ao elopment wedding? Nós amamos essa proposta e com certeza ela terá cada vez mais aceitação entre os casais! Para finalizarmos, guardamos uma dica final: não diminua esse momento por ele ser tão diferente do padrão tradicional de celebrações, mesmo que você seja aquela noiva que está pensando nesta possibilidade em detrimento das restrições da pandemia. Torne esse momento único e de um significado inigualável, invista em se sentir sua melhor versão de noiva, invista no vestido que irá fazê-la se sentir a mais linda e autêntica, invista em profissionais que irão eternizá-lo da forma mais bela. Um beijo e até o próximo post!